Visão Reichiana de saúde e de doença

A visão de doença e saúde para Reich está diretamente relacionada com as estases, ou seja, com a energia estagnada nos segmentos. Reich afirma que biopatia é toda a patologia que tem origem em uma disfunção, no sentido de contração, do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) que altera toda a função biológica da pulsação plasmática do organismo. Todas as biopatias têm como pano de fundo o medo e tem em comum a resignação biológica onde o sujeito fica impossibilitado de se adaptar, impedindo a homeostase fisiológica saudável. A disfunção, portanto, precede a transformação morfológica do tecido. A energia estagnada transforma-se em DOR* (Deadly Orgone). A transformação em DOR acontece quando a energia orgônica OR (Orgone) para de pulsar na célula ou tecido e a sua mobilidade torna-se reduzida. Com a continuidade do stress pode-se instalar uma biopatia  a partir da diminuição da pulsação celular. Esta transformação OR de em DOR coincide com o processo de encouraçamento. A couraça “sequestra” a energia orgônica transformando-a em DOR. A produção de DOR altera o metabolismo fisiológico celular. Do ponto de vista energético é importante recordar que a saúde é a expressão da carga pulsante no biossistema. Esta expressão permite movimentos celulares flexíveis e pulsáteis, é a livre circulação energética que envia a energia do centro para a periferia celular. Se as condições do ambiente são desfavoráveis ocorre contração celular. A célula torna-se mais esférica para reter a energia no seu centro. E desta forma instala-se uma biopatia.

Reich também não desvincula o processo social da saúde. Para ele a organização social produz as estruturas de caráter de que a pessoa necessita para existir. A neurose da sociedade está intimamente ligada à neurose do indivíduo. As proibições definidas pela sociedade são passadas às crianças pelos pais. Reich tem uma postura diferente da medicina psicossomática clássica. Ele entende que psiquismo e somático andam juntos e, portanto, adoecem juntos sem relação de causa e efeito. Todos os distúrbios psíquicos estão associados a distúrbios somáticos. Sua proposta é identificar e tratar das disfunções orgânicas pré-sintomáticas – as couraças. Emoções que são reprimidas por estarem em conflito não podem ser liberadas através dos canais habituais, sendo liberados sob a forma de sintomas que aliviam parcialmente as emoções reprimidas. O seu trabalho visa liberar as emoções reprimidas para que a circulação energética amplie seu fluxo pelo corpo.

*Abordado no texto Principais descobertas

Léa Marcondes

Terapeuta especialista em Transição Cultural. Ajuda pessoas e famílias a se prepararem emocionalmente para uma mudança de país, ajustando o seu projeto de vida aos novos desafios. Também as acompanha para que enfrentem de forma mais saudável as adaptações na nova cultura, evitando que fiquem confusas, perdidas ou em depressão neste momento tão importante de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima