Sobre a Lea Marcondes​

Terapeuta Especialista em Transição Cultural

Eu ajudo pessoas e famílias que precisam se preparar para mudanças de cultura, seja de cidade, região do país, ou outro país para estudar ou trabalhar.

Também ajudo brasileiros que estão morando em outro país ou que estão retornando ao Brasil depois de viver no estrangeiro.

familia malas viagem

Biografia

Sou Bióloga, educadora de formação e paixão, sempre em busca de descobrir os caminhos “misteriosos” que formam as redes entre o corpo e as emoções, dos processos do pensamento e o nosso jeito de ser que nos permite aprender, sentir, pensar e agir e nos apresentar ao mundo como verdadeiramente somos. A Biologia me desafiou a traçar caminhos em novos lugares. Sou uma pessoa que ama a vida, estou sempre em busca de aprender e vivenciar coisas novas, sou uma profissional realizada e bem-sucedida naquilo que faço.

Para desvendar estes “mistérios” humanos busquei respostas na Psicologia, que é a minha segunda formação. Juntei a Biologia com a Psicologia através das abordagens da psicoterapia corporal de William Reich, Alexander Lowen, Boadella e encontrei as relações corpo-emoções, fisiologia das emoções; para acompanhar famílias com dificuldades relacionais busquei a Terapia Relacional Sistêmica. Estas abordagens me trouxeram novos olhares às situações que as pessoas me traziam. Na minha caminhada trabalhei muito com aconselhamento, formação de líderes, professores, coordenadores de áreas educacionais, ensino com crianças, jovens e adultos. O campo educacional nas suas mais variadas formas sempre fez parte da minha vida. Fiz mestrado em educação na área de formação de professores para ampliar meu trabalho com as capacitações.

Trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem devido a alguma questão específica ou por ser portadora de alguma síndrome me desafiou a buscar novos recursos terapêuticos e metodológicos para atender melhor estas questões. Na psicopedagogia e na abordagem da Aprendizagem Mediada através do Programa de Enriquecimentos Instrumental (PEI) de Reuven Feuerstein encontrei respostas sobre os processos cognitivos e suas disfunções, bem como fazer intervenções assertivas com qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição clínica. Minha experiência de mais de 30 anos cuidando de pessoas me confirma que sempre há caminhos de resoluções que podem nos trazer saúde emocional e relacional que vão repercutir em todos os nossos ambientes: pessoal, social e profissional.

A vida também me proporcionou oportunidades para viajar e estudar em outros países. A partir destas experiências transculturais que vivenciei com viagens de estudo à Argentina, Alemanha e Uganda, viagem de ação humanitária ao Haiti, viagem cultural à Itália, Espanha e Portugal. Estas experiências e a entrada na Crossover Global, movimento missionário entre povos não alcançados, redirecionaram a minha prática e a metodologia dos meus atendimentos. Desde 2017 sou missionária da Crossover Global e atuo na área do cuidado integral do missionário com o projeto “Cuidando dos que servem” através do meu processo de Mentoring de Transição Cultural.

Com todas estas vivências pude constatar a enorme importância do preparo e acompanhamento das pessoas que decidem sair do seu país natal para morar, trabalhar ou estudar. A minha experiência profissional no Brasil como psicóloga e em outros países como missionária me trouxe lastro para acompanhar pessoas e famílias em mudança transcultural. Agora residente em terras lusitanas atuo como Terapeuta Relacional para atender a demanda das pessoas e famílias que se preparam para morar em outro país por “n” razões e auxiliá-las no processo de aculturação no novo país. Todos os trabalhos por mim desenvolvidos visam atender as várias demandas da transição com foco no desenvolvimento pessoal, tanto do profissional ou estudante quanto do missionário e sua família, no processo de preparo para o campo, sua chegada e com aquele que já está em outro país. Minha linha terapêutica é pautada na Terapia Relacional Sistêmica com base na Inteligência Relacional e na Aprendizagem Mediada.

Também faço parte da equipe do projeto Confissões de uma Mulher Multicultural caminhando com o grupo Single Ladies no WhatsApp.

"Todo o mundo tem potencial… É um recurso infinito que não pode ser desprezado, mas pode ser perdido nas nuvens do medo e do desvanecimento. Pode ter coragem para abraçar as possibilidades de seu próprio potencial, mas uma vez que você voou além do ápice de seus medos, nada parecerá impossível "

Michael McKee
celia-michon-115009-unsplash

Experiência Profissional

Durante minha trajetória desenvolvi uma vasta experiência nas seguintes áreas:

  • Processos de desenvolvimento pessoal, profissional e ministerial de jovens, adultos e famílias;
  • Orientação para famílias que se preparam para morar em outra cultura e tem filhos em idade escolar;
  • Mentoring de Transição Cultural no preparo e acompanhamento de todo o processo de mudança de país: antes da saída, partida, chegada e aculturação;
  • Orientação educacional para famílias com filhos numa condição especial de síndromes;
  • Preparo específico para missionários desde sua seleção na agência missionária até o seu envio e aculturação no novo país.

Formação Acadêmica

Sou graduada em Ciências Biológicas e Psicologia pela Universidade Federal do Paraná; fiz duas especializações e formação em Psicoterapia Corporal pela Orgone Psicologia Clínica e Centro Reichiano de Psicoterapia Corporal, ambas em Curitiba.

Fiz especializações e formação em Psicopedagogia, abordagem da Epistemologia Convergente de Jorge Visca, em Terapia Relacional Sistêmica, em Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI, Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada, abordagem de Reuven Feuerstein.

Meu mestrado na PUC-PR foi em educação na área de pesquisa na formação de professores, nas áreas do conhecimento do ensino-aprendizagem, na formação continuada e desenvolvimento integral.

Minha dissertação abordou o tema: “A formação de professores em educação cristã: uma leitura a partir da experiência com a Abordagem Relacional.”

leaf

Como Posso Te Ajudar

Malas passaporte mapa mundi mundo viagem transição cultural missão transcultural

Mudança de País

Planejamento e orientações para pessoas e famílias antes da viagem.

Missão Transcultural

Missão Transcultural​

Missionários vocacionados para missão em outras culturas.

intercambio estudantil ou profissional scaled 1

Intercâmbios

Para quem vai estudar ou trabalhar em outro país ou região geográfica.

Sou Estrangeiro

Estrangeiros

Brasileiros que já vivem em outras terras, com ou sem familiares.

Rolar para cima