Psicoterapia Corporal

Aqui você encontra textos que explicam a Psicoterapia Corporal, a  sua fundamentação teórica e também diversas abordagens dos profissionais que surgiram após Reich.

mundo multicultural transcultural intercultural

Visão da Biossíntese sobre a formação embrionária dos tecidos

Nos primeiros estágios embrionários, as células, ainda não estão separadas por camadas, estão todas diretamente ligadas. Durante o desenvolvimento embrionário, as células vão se dividindo e se organizando para formar os diferentes tecidos, órgãos e sistemas. Suas conexões e formas estabelecem uma linguagem comum, uma harmonia de pulsação que reflete …

Visão da Biossíntese sobre a formação embrionária dos tecidos Continue a ler »

mulher braços abertos balcão cidade sol

Caminhos da Psicologia Corporal

Nos dois textos a seguir apresento de forma sintética as principais escolas neo-reichianas que surgiram baseadas nos princípios desenvolvidos por Reich. Existem outras abordagens corporais que se desenvolveram a partir da visão do fluxo da energia, da leitura das couraças. Mas neste texto apresento a Bioenergética, a Biodinâmica e a …

Caminhos da Psicologia Corporal Continue a ler »

A Biologia do Movimento Corporal

A vida animal é móvel e tem motilidade. Há alongamento, estiramento, pulsação e contração. Esse ritmo básico é observado em todos os animais vivos. Tem movimentos de torção ou rotação, pulsação, que servem para circular os nutrientes internos e também como meio de propulsão. Padrões de motilidade, padrões de ação …

A Biologia do Movimento Corporal Continue a ler »

Rolar para cima