Principais descobertas da Psicoterapia Corporal

Reich era um grande observador da expressão da natureza humana. A partir de sua prática e pesquisas ele fez descobertas importantes. A seguir exponho as principais descobertas e conceitos da abordagem corporal de Reich. Seus estudos trouxeram à ciência as relações bio fisiológicas da natureza do prazer, da tensão, a função do orgasmo, origens da angústia neurótica.

Sua primeira descoberta importante se refere à resistência do paciente à análise que acontece não através do que ele fala, mas sim do modo como fala ou faz, ou seja, através do como ele expressava o seu relato.

Observou também que a respiração tem um papel importantíssimo no fluxo da energia no corpo. Esta energia biológica ele chama de orgone (OR) e ela é produzida pelas mitocôndrias celulares através da respiração celular após ingestão de alimentos, líquidos, ar e também absorvida pela pele. O fluxo energético é vivenciado como emoção e circula pelo corpo através do sangue, linfa. Chamou de DOR (deadly orgone) à energia estagnada no corpo. A esta energia bloqueada ele chamou de estase. A estase impede a livre circulação da energia vital pelo corpo. Uma vida saudável se caracteriza pela livre circulação energética pelo corpo. A unidade funcional soma e psique devem estar em equilíbrio energético para que haja saúde real.

As estases ocorrem nos 7 segmentos ou anéis que serão abordados no próximo artigo.

Continue sua leitura no texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima